Disciplinas

Disciplinas 1º semestre

1 – Matemática Aplicada

A disciplina matemática aplicada é um ramo da matemática que trata da aplicação do conhecimento matemático a outros domínios. Tais aplicações incluem cálculo numérico, matemática voltada a engenharia, programação linear, otimização, modelagem contínua,biomatemática e bioinformática, teoria da informação, teoria dos jogos, probabilidade e estatística, matemática financeira, criptografia,combinatória e até mesmo geometria finita até certo ponto, teoria de grafos como aplicada em análise de redes, e grande parte do que se chama ciência da computação.

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A matemática voltada à engenharia descreve processos físicos, e portanto, é muito similar à física teórica. Subdivisões importantes incluem: dinâmica dos fluidos, teoria acústica, equações de Maxwell que governam o eletromagnetismo, mecânica etc.

Historicamente, a matemática era mais importante para as ciências naturais e engenharia. No entanto, desde a Segunda Guerra Mundial, campos fora das ciências físicas, geraram a criação de novas áreas de matemática, como teoria dos jogos e teoria da escolha social, e o conceito de redes neurais, que surgiram do estudo do cérebro em neurociência.

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2 – Sistemas Operacionais

A disciplina Sistemas Operacionais tem por objetivo fornecer ao aluno uma visão detalhada dos principais mecanismos envolvidos na concepção de um sistema operacional moderno. O curso está dividido em 5 grandes módulos: Noções de Base, Gerência de Processos, Gerência de Memória, Gerência de Arquivos e Gerência de E/S. Cada módulo apresenta inicialmente o problema a ser resolvido. A seguir, apresenta o conjunto de soluções teóricas existentes para resolver o problema. Ao final de cada módulo, serão apresentadas quais soluções um sistema operacional atual e comercial (Unix) utiliza na sua implementação.

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Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
– Distinguir os diversos módulos que compõem um sistema operacional.
– Distinguir o sistema operacional dos demais softwares de base.- Enumerar os problemas e as respectivas soluções teóricas que são normalmente encontrados no projeto de um sistema operacional.- Projetar e implementar algumas destas soluções utilizando primitivas e chamadas ao sistema do sistema operacional Unix.- Projetar e implementar soluções para problemas de programação concorrente a nível de sistema operacional utilizando threads e processos convencionais Unix.

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3 – Sistema de informação

Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever um Sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.
Todo Sistema que manipula dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia da informação, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação. Por exemplo, o sistema de informação organizacional pode ser conceituado como a organização e seus vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo.

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Para Laudon e Laudon um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.

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4 – Introdução a Computação

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Fornecer os conceitos básicos sobre computação, desde os componentes do computador (hardware e software) até as tecnologias mais conhecidas na área (redes, internet, sistemas operacionais).

A capacidade dos ser humano em calcular quantidades nos mais variados modos foi um dos fatores que possibilitaram o desenvolvimento da matemática e da lógica. Nos primórdios da matemática e da álgebra, utilizavam-se os dedos das mãos para efetuar cálculos.

A mais antiga ferramenta conhecida para uso em computação foi o ábaco, e foi inventado na Babilônia por volta de 2400 a.C. O seu estilo original de uso, era desenhar linhas na areia com rochas. Ábacos, de um design mais moderno, ainda são usados como ferramentas de cálculo.

O ábaco dos romanos consistia de bolinhas de mármore que deslizavam numa placa de bronze cheia de sulcos. Também surgiram alguns termos matemáticos: em latim “Calx” significa mármore, assim “Calculos” era uma bolinha do ábaco, e fazer cálculos aritméticos era “Calculare”.

No século V a.C., na antiga Índia, o gramático Pānini formulou a gramática de Sânscrito usando 3959 regras conhecidas como Ashtadhyāyi, de forma bastante sistemática e técnica. Pānini usou meta-regras, transformações e recursividade com tamanha sofisticação que sua gramática possuía o poder computacional teórico tal qual a Máquina de Turing.

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5 – Comunicação Aplicada

A Comunicação Aplicada, como área de empregabilidade, volta-se tanto para a inserção na convivência social, quanto para caminhos de profissionalização dos alunos. Será desdobrada em duas vertentes que se complementam: a gestão da imagem pessoal e a elaboração de produtos midiáticos. Aprender a fazer mídia levará
também à formação de cidadãos mais críticos diante dos produtos culturais que circulam no universo midiático contemporâneo.

As disciplinas do currículo devem ter caráter reflexivo e prático, abordando o estudo das formas de sociabilidade contemporânea e das condições para a comunicação e cooperação, o direito à comunicação, protocolos de conversação e o caráter
pragmático da linguagem na construção das relações sociais.

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Os conteúdos e processos pedagógicos devem instrumentalizar os alunos para a elaboração de produtos comunicativos de pequena complexidade (sites, gerenciamento de perfis em redes sociais, elaboração de folder etc.), para atender a demandas de coletivos locais, instituições e comércio da região e vizinhanças. A internet é uma referência central para o desenvolvimento da proposta, como suporte de práticas conversacionais, como espaço de divulgação e de mobilização social.
O currículo da Comunicação Aplicada também valoriza o contato dos alunos com espaços educativos da cidade, como museus, exposições artísticas, teatros e cinemas, como forma de apropriação do espaço urbano, de aproximação com outras linguagens comunicativas e de acesso ao conhecimento.

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