Automação: Comercial

Como ja dizemos em posts anteriores automação consiste na informatização de todas as operações internas da empresa, bem como a integração dessas operações com o mundo externo (fornecedores, bancos, serviços de proteção ao crédito, operadoras de cartão de crédito, etc.) e até mesmo com os clientes/consumidores.

temos basicamente três tipo: comercial, industrial, serviços.

Neste post iremos definir oque é automação comercial.

automação

 Automação comercial pode ser compreendida como os métodos utilizados para automatizar os processos comerciais, como compras, vendas, controle de estoques, cadastro de clientes, consultas em bases de dados, etc. Ou seja, fazer com que processos manuais se tornem mais mecanizados e rápidos.

As vantagens da automação comercial são muito claras. Através do uso de processos mecânicos e computadorizados é possível atingir taxas de eficiência mais altas, o que resulta em registros de maior qualidade,com menores taxas de erro  além de diminuir o tempo dessas tarefas. Para fortalecer a ideia de rapidez, imagine como controlar o estoque de uma pequena mercearia sem o uso de computadores, por exemplo. Provavelmente seriam necessárias folhas e folhas de papel, além de muito tempo para anotar todas as entradas e saídas de produtos.

Com os avanços obtidos com a automação comercial é que foi possível conceber idéias como grandes redes de lojas, supermercados, fast foods, locadoras e muitas outros comércios largamente espalhados pelo planeta. Esses avanços são frutos da mecânica e da melhora das tecnologias de robótica, inteligência artificial e muitas outras disciplinas abordadas em cursos de engenharia e computação em todo o mundo.

A automação comercial é, sem sombra de dúvidas, a aplicação da automação mais próxima do nosso dia a dia. Entretanto, a automação é cada dia mais aplicada na gerência e execução de processos industriais. Os braços mecânicos constituem um ótimo exemplo dessa aplicação.

Leave a comment