Automação Bancária

A automação consiste em tornar automáticas as atividades repetitivas com o uso de sistemas e equipamentos que coletam os dados e atuam nos processos, assim minimizando a necessidade da intervenção humana e resultando em maior velocidade nas operações, redução de erros, controle e veracidade de informações, elementos tais que são primordiais para um gerenciamento eficaz. Sinteticamente falando, a automação é a total integração entre o homem e a máquina, reduzindo – se a mão-de-obra e as despesas.

A priori, as operações bancárias eram realizadas no que chamavam de “livro maior”, nesse livro o bancário registrava manualmente as operações de débito e crédito. Na década de 30, as operações passaram a ser registradas nas fitas perfuradas e arquivadas em cada seção. Já na década de 60, no Brasil, as operações passaram a ser processadas eletronicamente (surgimento dos CPD’s). A automação bancária, passou por três momentos essenciais, que foram:

  • A implantação de sistemas automatizados para controle administrativo, para apoio gerencial e de atendimento ao público.
  • Mudanças na natureza dos serviços prestados.
  • E a informática superando sua função de tratamento massivo de dados, documentos e informações.

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