Chama-se “BPM” (Business Process Management, traduza literalmente “gestão dos processos de escritório”) à abordagem que consiste em modelar informaticamente os processos de escritório da empresa, quer no seu aspecto aplicativo, quer humano.
O objetivo desta diligência é conduzira uma melhor visão global do conjunto dos processos da empresa e as suas interações, para ficar em condições de os otimizar e, na medida do possível, automatizá-los ao máximo com a ajuda de aplicações.
O ciclo de vida de uma diligência BPM pode globalmente ser decomposto da seguinte forma:
- Estudo da empresa, analisando os seus objectivos e a sua organização para ficar em condições de decompor o conjunto da sua actividade em processos.
- Modelização dos processos, quer dizer, representar informaticamente um modelo o mais parcido possível com a realidade,
- Aplicação da solução : aplicação de uma solução de BPM, ligada ao sistema de informação da empresa (aplicações e bases de dados)
- Execução : trata-se da fase operacional em que a solução de BPM é aplicada.
- Pilotagem, consiste em analisar o estado dos processos através de painéis que apresentam os desempenhos dos processos
- Optimização, isto é, propor soluções que permitam melhorar os desempenhos dos processos.